quinta-feira, 5 de maio de 2011

Casamento, indústria de sonhos

Por Aline Norões, Bruno Barbosa e Mhahyara Valente

Casar de papel passado com direito a um exuberante vestido de noiva, um buquê (bouquet, no francês) com os mais variados tipos de flores, muitas fotografias para recordar o dia inesquecível e um bolo rico em detalhes, como renda ou strass, por que não? A indústria do casamento nunca esteve tão em alta como nos últimos anos.

Mesmo em moldes tradicionais, a realização de casamentos passou por uma grande mudança, deixando a imagem de antigo para se tornar uma peça de sonho e desejo, mas atualizado e moderno. É o retorno glamouroso da idealização de um dia de princesa para tantas mulheres.

E essa indústria não tem do que se queixar, pois os negócios que envolvem o caminho até o altar crescem vertiginosamente no Brasil. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2009 aconteceu um milhão de casamentos em cartórios, o que movimentou mais de dez bilhões de reais no ano passado.

Noivas conectadas

As noivas não vêem a hora de se vestir de branco e dizer sim diante da família e dos amigos ali presentes, assim como fizeram aquelas que sempre estiveram ao seu lado, como suas mães, tias e avós. Mas alguma coisa mudou nessas últimas décadas e a diferença é que, as noivas passaram a planejar tudo, do noivado à lua de mel e tudo isso se tornou possível por conta da internet.

Com a modernidade a noiva navega diariamente para vários fins e dentre esse processo, inclui pesquisas de produtos e serviços. Conectadas, elas podem contratar serviços online, tais como, cerimonial, lembrancinhas, bolos decorados, bevidas, bandas e ainda conferem os melhores roteiros para a lua-de-mel. A facilidade de informações obtidas virtualmente tem uma participação essencal nos negócios da área, pois as noivas tem a chance de trocar frustrações e satisfações, marcam reuniões e sugerem profissionais e assim conectadas, elas mantêm um espaço só delas.

Os sites de casamentos surgem com uma única finalidade, ajudar os noivos a sanar problemas de forma rápida e eficaz e os meios de comunicalção virtual, tais como, MSN, Google Talk e Skype, servem de reforço para que algumas dúvidas sejam esclarecias e nos diversos fóruns de discussão, os noivos conhecem casais e fazem negociações conjuntas para economizar no preço final.

Muitas noivas sofrem com a falta de tempo para pesquisas de produtos e serviços e com a era digital, as empresas precisam correr contra o tempo para se adequar ao seu novo público e pensando nisso, algumas empresas que recebem listas de casamento e possuem páginas virtuais, disponibilizam on-line á lista de presente, facilitando assim, tanto a vida dos noivos como dos convidados. Um exemplo disso é a loja Tok&Stok que facilita a vida dos noivos nessa época tão corrida.

Primeiro Encontro de Noivas de Fortaleza

Realizado no último dia 19, o primeiro Encontro de Noivas de Fortaleza contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas, reuniu 21 profissionais dos diferentes segmentos que apresentaram os produtos e serviços disponíveis para a construção deste sonho.

A ideia de organizar um evento como esse partiu da noiva Ângela Melo, que por frustrações sofridas em eventos semelhantes resolveu convidar outras duas noivas, Clayse Nunes e Cristiane Tavares, para ajudá-la na organização de um evento diferente que pudesse facilitar a vida dos casais. Confira a seguir o que Ângela Melo disse sobre a elaboração do Encontro de Noivas.





Música, fotografia, filmagem, cerimonial, decoração, vestidos, cabelo e maquiagem, bolo e chocolates eram alguns dos segmentos que os casais puderam conhecer o trabalho mais aprofundadamente, avaliar e fechar contratos com preços especiais, que foi outro foco do evento.


Bastidores do evento

Desde o momento da montagem do evento até sua finalização notou-se a dedicação de toda a equipe. Durante as quatro horas de encontro, houve degustações, apresentação de banda para casamento, sorteios de descontos para as noivas e desfile de moda com uma estilista especializada em vestidos de noiva. Embora algo iniciante, já que as noivas idealizadoras estavam realizando um evento deste tipo pela primeira vez, a organização foi um ponto forte, bem como a qualidade dos profissionais presentes.

Na finalização deste primeiro Encontro de Noivas todos se mostraram muito satisfeitos. Noivas elogiaram bastante e perguntaram quando haveria o próximo, mais uma prova de que o mercado de casamentos só está crescendo e ainda há muito por vir, em novidades, profissionais e todos os elementos para um dia especial e inesquecível na vida dos noivos.

Confira abaixo, as fotos do evento.





Estatísticas


De acordo com dados do IBGE divulgado em novembro de 2009, o número de casamentos legais registrados no país em 2008 aumentou 34,8% em comparação aos contabilizados em 1998 e 5% em relação a 2007. O crescimento desses números possui várias formas de interpretação e uma delas é a questão de como pagar, já que, nos dias de hoje é possível planejar tudo com muita antecedência, as vezes dois ou três anos antes, e parcelar os custos a perder de vista, aliviando assim, o bolso dos noivos.






Outros eventos de noivas em Fortaleza

Glamour Noiva Fest - realizado no SEBRAE nos dias 23 e 24 de janeiro.

Fest Noiva - aconteceu nos dias 24 a 27 de março no Centro de Convenções.

Encontro de Noivas Lisas (ENL) - acontecerá no Mansão Dunnas Buffet no dia 21 de agosto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário