sexta-feira, 6 de maio de 2011

Como funcionam as compras coletivas.

Por Vivianne Rodrigues e Karine Viana

Você já imaginou como seria comprar produtos e serviços de qualidade com mais de 55% de desconto no conforto de sua casa? Pois os seus problemas acabaram! Vários sites de compra coletiva pela internet surgiram prometendo (e cumprindo!) enormes vantagens para você adquirir o que sempre sonhou. O "Barato Coletivo" é um deles. Genuinamente cearense, o site inaugurado em novembro de 2010 não foi o primeiro a oferecer esse tipo de serviço. Porém, o site vem crescendo com força total através de descontos diários nos mais variados gêneros de produtos.


Octávio Brígido
Querendo entender melhor essa febre de compras coletivas, mergulhamos nos bastidores desse tipo de atividade! Em um bate-papo com Octávio Brígido, sócio-proprietário do "Barato Coletivo", conhecemos um pouco mais desse barato, que só em sua página do Facebook reúne 20.949 pessoas!

Notícias de Bastidores: COMO SURGIU A IDEIA DE ABRIR UM SITE DE COMPRAS COLETIVAS GENUINAMENTE CEARENSE?

Octávio Brígido: A gente entendeu que precisávamos de um diferencial diante do nosso maior concorrente que é o Peixe Urbano. Vimos também que compra na internet era e ainda é algo que gera medo, então quando a pessoa sabe que a empresa está perto de você, que se caso haja algum problema será fácil o acesso para resolver, fica mais fácil.

NB: E COMO SE DÁ O PROCESSO DE COMPRAS COLETIVAS PELA INTERNET?

OB: É simples. A pessoa faz o cadastro no site, ao se interessar por um produto ou serviço ela clica em "comprar" e daí será levada ao site PagSeguro da UOL que é a responsável pela transação financeira. Lá, ela insere os dados do seu cartão e efetua o pagamento. Dois dias depois que a oferta é encerrada a pessoa recebe o voucher (cupom).

NB: DE QUE FORMA PODE SE OFERTAR PREÇOS TÃO EM CONTA?

OB: O parceiro tem que entender que o site é uma ferramenta de marketing e não de venda, então tanto o desconto como a comissão do site tem que ser convertido ao seu investimento de marketing.

NB: DE QUE MODO É FEITO A PARCERIA COM O ANUNCIANTE?

OB: O parceiro nos diz o seu serviço ou produto, o seu valor real e qual o desconto que ele deseja oferecer (acima de 55%). Em cima desse valor com desconto nós recebemos uma comissão de 50%.

NB: QUALQUER UM PODE ANUNCIAR? DIGO, QUAIS AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS PARA QUE MEU ANÚNCIO SEJA APROVADO E VEICULE NO SITE?

OB: Somos bastante seletivos nas empresas, produtos e serviços. Sempre vamos ao local para conhecer o estabelecimento e, muitas vezes, sempre que possível, provamos o produto ou serviço. Não existe um padrão. Cada caso é um caso.

NB: O QUE O "BARATO" TRAZ DE BENEFÍCIOS PARA O CLIENTE?

OB: O super desconto é o maior benefício.

NB: ESSA COMPRA PELA INTERNET É SEGURA?

OB: Com certeza! Ainda mais porque quem executa toda a compra é um grupo de bastante renome que é a UOL, então qualquer problema que venha a ter tem o respaldo de uma empresa de grande porte.

NB: O QUE ESSE TIPO DE SERVIÇO TROUXE DE MUDANÇAS PARA O MERCADO CEARENSE?

OB: Abriu o mercado de compra digital no Estado. Fez com que várias pessoas tivessem experiências com vários estabelecimentos e fez com que esses estabelecimentos tivessem novos clientes.

NB: HOJE, O "BARATO COLETIVO" JÁ ESTÁ NAS CIDADES DE RECIFE, SALVADOR, BELÉM, NATAL, PORTO ALEGRE, SÃO LUÍS E MUITAS OUTRAS. COMO ESTÁ ACONTECENDO O PROCESSO DE EXPANSÃO PARA OUTROS ESTADOS?

OB: Expansão é hoje o nosso maior foco. É algo que exige muito cuidado, cautela e estratégia. Estamos tentando fortalecer as praças que já abrimos e estamos estudando outros locais estratégicos.



Mapa da sede do "Barato Coletivo":


Visualizar Barato Coletivo em um mapa maior


Bom para quem compra, ótimo para quem anuncia!

Se a clientela agradece ao número de ofertas, os anunciantes vibram com a quantidade de compradores! Anunciar em sites de compras coletivas se tornou uma maneira simples e eficaz de divulgação do seu negócio, além de garantir lucro certo! Afinal, não é todo dia que um restaurante de comida chinesa vende 3235 pratos de "yakissoba clássico" em 24 horas!

Esse foi o caso da loja "China In Box" situada na Santos Dumont. Após a inauguração da nova loja, a proprietária Magda Degani decidiu investir em um anúncio no "Barato Coletivo". Em conversa com o blog Notícias de Bastidor, a proprietária conta o processo de anúncio, as vantagens em anunciar em um site de compras coletivas e muito mais:




Outros anunciantes também comemoram o sucesso de vendas! A Chef Lia Quinderé da Sucré Patisserie conta os resultados positivos de seu anúncio. "Quando não se tem prejuízo financeiro ou desembolso para realizar a venda, é muito vantajoso. O anúncio agrega uma grande venda em um período curto, além da exposição e marketing positivo que se gera".


Já Fábio Feitosa, sócio do bar Entre Amigos, gostou tanto do serviço que anunciou duas vezes (aqui e aqui)! "Eles tem seriedade, o modelo de compras coletivas deles é perfeito. Já fizemos anúncio em outro site, mas é muito burocrático pra gente e pro cliente, que tem que assinar muita coisa. No Barato Coletivo o cliente resolve tudo mais rápido!".






"A voz do povo é a voz de Deus"!

Se os sites de compras coletivas estão em alta, isto se deu pela aceitação do público. No fim das contas, são os clientes que fazem a engrenagem rodar e tornam tudo isso possível! Fomos às ruas conhecer a opinião das pessoas, suas críticas e elogios em relação a esse tipo de site. Confira:

2 comentários: