segunda-feira, 6 de junho de 2011

O caminho do sangue

Bastidores de uma Doação de Sangue


Por Tainá Nobre e Jorge Pedro

Você sabe como funciona todo o processo de doação de sangue? Para entender como funciona e aprender mais sobre doação de sangue, fomos até o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, localizado na avenida José Bastos em Fortaleza.


A doação de sangue envolve todo um processo minucioso, que começa no cadastro do possível doador e termina na coleta do sangue. De início, quando alguém chega ao Hemoce para doar sangue passa por uma bateria de exames e ainda por uma entrevista detalhada que procura identificar se o candidato a doador pode ou não ter seu sangue aproveitado. Por dia, o Hemoce precisa receber 250 bolsas de sangue para completar seu estoque que , por mês, deve ter cerca de cinco mil e quinhetas bolsas de sangue, para abastecer hospitais como Instituto José Frota, IJF e Hospital Geral de Fortaleza, HGF.

Segundo a coordenadora da captação de doadores, Nágela Lima,  o Hemoce precisa de 250 bolsas de sangue por dia para completar seu estoque, que são de cinco mil e quinhetas bolsas de sangue.Todo esse sangue é armazenado para abastecer hospitais como: Instituito Dr.José Frota,IJF e Hospital Geral de Fortaleza, HGF. Uma bolsa de sangue só pode ter suas hemácias conservadas por até 40 dias, por isso que a doação tem que ser uma prática constante. A maioria dos doadores é de classe media baixa,então, tudo influência no nosso estoque, se tem greve de ônibus o estoque baixa, se está em período de chuvas o estoque sofre as conseqüências. “As pessoas tem que se conscientizar, que não é só nos feriados que o Hemoce precisa de doadores e de estoque cheio, a violência no trânsito principalmente tem colaborado para que muitos finais de semana bata recorde de acidentes de grandes feriadões.”

Como estávamos lá, coletando dados para nossa reportagem e como diz a Nágela: não podemos perder a oportunidade de ser doador; enfrentamos o desafio e demos nossa colaboração bem na véspera de um grande feriado, Semana Santa.

Podemos vivenciar e passar por todos os processos que envolvem uma doação de sangue. O primeiro passo é fazer um cadastro assim que chega, com nome, identidade, endereço, telefone, peso, altura. Tudo que colabore para traçar seu perfil doador. Em seguida, passamos por um pequenos testes de saúde que são essências para comprovar que você está apto para ser um doador. Exames de sangue, para medir o número de hemácias, medição de pressão, temperatura e batimentos cardíacos. Pronto, tudo certo, passamos para o próximo passo: Entrevista.

Na entrevista , o médico pode ter uma prévia da sua saúde para iniciar o processo de avaliação de seu sangue, após a doação esse processo continua com a realização de exames que detectam se seu sangue está infectado ou não com alguma doença. A entrevista dura uns minutinhos, lá o médico pergunta se você já teve algumas doenças e contatos sexuais que possam lhe trazer riscos a saúde.

Passando pela entrevista, o doador vai para o refeitório onde tem que fazer um lanche para poder se encaminhar para a sala de doação.No refeitório o doador espera cerca de dez minutos e pode começar a doação, que dura aproximadamente dez minutos , dependendo do fluxo sanguíneo do doador. Todo o processo de doação dura cerca de uma hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário