terça-feira, 7 de junho de 2011

O Iguatemi de portas fechadas

Por Helton Amâncio e Eva Cardoso

O shopping Iguatemi abriu suas portas e mostrou o que acontece horas antes de começar sua rotina. Quem nos recebeu foi Luís Carlos de Freitas, assessor de imprensa do shopping. Juntos percorremos corredores, lojas e locais jamais visitados por seus consumidores. Para quem pensa que o local fica vazio, se engana, pois dezenas de pessoas trabalham dia e noite para que tudo permaneça organizado, limpo e agradável para receber seus clientes. O shopping Iguatemi funciona há 29 anos. São mais de 300 lojas que se dividem entre compras, lazer e serviços, em mais de 90 mil metros quadrados.

Aos poucos, os funcionários das lojas vão chegando e cumprindo suas tarefas, em poucos minutos as portas se abrem e quando chega o horário de funcionamento, como um passe de mágica, as lojas e o shopping estão prontos para receber seu público.

Mário Lopes é funcionário de uma das lojas há 4 anos, segundo ele, uma média de 55 clientes passam por lá diariamente. Uma equipe de 3 funcionários chega às 8h da manhã e prepara o ambiente, cada um fica responsável por uma sessão. “A gente tenta deixar organizado no dia anterior, mas sempre falta alguns detalhes, por isso chegamos mais cedo para deixar tudo em ordem.”

São 550 funcionários, divididos nos setores de segurança, administração, manutenção e serviços gerais. Eles se revesam numa escala de 8 horas de trabalho, que começa antes do shopping abrir. Maria Liduína, trabalha há 19 anos no setor de serviços gerais. Segundo ela, cada funcionário atua sempre no mesmo espaço. “Eu chego aqui 6h da manhã, fico até às 2h da tarde, sou responsável pelo setor aqui em baixo, limpo as lixeiras, varro os corredores, aspiro os tapetes e limpo as portas”.


Paulo Bandeira, gerente de manutenção, é responsável pela organização e reparos do shopping. “Tudo tem que está pronto até às 10h da manhã, momento em que o shopping abre, para isso temos equipes responsáveis pela higienização do espaço, troca de lâmpadas, manutenção dos motores elétricos que abastecem os ar condicionados e toda a parte de estrutura”. Depois que o shopping abre, essa equipe diminui, mas continua pronta para atender qualquer solicitação.




O Iguatemi pensando no bem estar do planeta

Dentre tantos detalhes que observamos nos bastidores do Iguatemi, dois devem ser ressaltados: o Programa de Água de Reuso, primeira estação de esgoto particular do Ceará, onde passa todo o esgoto do shopping que é transformado em água 100% tratada e reutilizável para refrigeração e irrigação do jardim.

O outro é a Estação de Pré-Reciclagem. Por mês, 39,6 toneladas de resíduos sólidos são direcionadas à EPR. Em 2010, a arrecadação foi de 475 toneladas. Há dois anos, todo o material reciclável coletado no shopping é destinado a Associação dos Catadores do Jangurussu (Ascajan). Em vez de jogados no lixo, itens como papelão, papel branco, plástico e latas são encaminhados para empresas especializadas que tratam o material, transformando-o novamente em matéria prima.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário